The Macallan – Conheça o “Rolls Royce” do whisky escocês

You are currently viewing The Macallan – Conheça o “Rolls Royce” do whisky escocês

The Macallan – A empresa foi fundada originalmente em 1824, sendo um dos primeiros destiladores na Escócia a ter licença legal para fabricar e vender álcool.

A destilaria Macallan foi fundada por Alexander Reid, um agricultor de cevada e professor. Desde então, cresceu e se tornou uma das maiores fabricantes de whisky de single malt do mundo.

O nome Macallan é derivado da palavra gaélica “magh”, que significa terra fértil, e “Ellan” que homenageia St. Fillan, um monge que difundiu o cristianismo na Escócia durante o século XVIII.

The Macallan é uma das destilarias licenciadas mais antigas da Escócia. Conhecido como o “Rolls Royce entre os Maltes”. A marca possui uma reputação incomparável tanto pela qualidade de seu uísque quanto pelos altos preços que as garrafas raras e colecionáveis ​​alcançam em leilão.

A história da destilaria The Macallan

Uma das destilarias originais de Speyside, The Macallan tornou-se legal em 1824, quando Alexander Reid obteve uma das novas licenças emitidas após a aprovação da Lei de Impostos de 1823.

Em 1868, James Stuart assumiu o contrato e reconstruiu a fábrica. Sua propriedade terminou em 1892, quando ele vendeu Macallan para um dos gigantes da destilação, Roderick Kemp, que anteriormente possuía Talisker.

Os descendentes de Kemp – em particular a família Shiach – mantiveram a propriedade até a aquisição em 1996 pela Highland Distillers (agora Edrington).

Para uma destilaria que se tornou sinônimo do single malt, vale lembrar que Macallan sempre foi um malte importante, também, para blending.

No início dos anos 80, diante de uma desaceleração no mercado, que The Macallan decidiu se concentrar mais fortemente na então nova categoria de malte único.

Uma campanha que posicionou o malte como um “first-growth whisky’ e ‘the Cognac of whisky’, mantendo sempre uma abordagem um tanto boêmia e irreverente para publicidade e promoção.

The Macallan

Nos últimos anos, uma ênfase maior foi dada ao nascente mercado de whisky de luxo com engarrafamentos de The Macallan de 50 e 60 anos em decantadores Lalique, a criação da linha vintage Fine & Rare que remonta a 1926 (considerado o whisky mais caro do mundo).

Isso não foi sem controvérsia. Seu crescente status como um malte colecionável fez com que The Macallan se tornasse vítima de falsificadores no final dos anos 90.

A The 1887 Company, uma parceria entre Edrington e William Grant & Sons, comprou a Highland Distillers por £ 601 milhões em 1999.

A Edrington continuou a promover o crescimento da The Macallan como uma marca de malte único, abrindo um centro de visitantes em 2001 e posicionando na vanguarda do crescente mercado de uísque de luxo e colecionável.

As características do whisky The Macallan

Os barris estão no centro da individualidade e do caráter do whisky The Macallan. Os barris são pequenos, com menos de 4 metros de altura e uma capacidade de apenas 3.900 litros cada.

É o carvalho antigo que faz a maior contribuição para a cor natural e aromas e sabores distintos no coração deste reverenciado whisky de malte único. A reputação do The Macallan foi construída sobre os excepcionais barris de carvalho pelos quais é mundialmente conhecido.

whisky The Macallan Destilaria

Originados, elaborados, torrados e temperados sob o olhar atento do The Macallan Master of Wood, os barris escolhidos a dedo são entregues de acordo com as exigentes especificações do The Macallan Master Distiller.

O tamanho compacto contribui significativamente para o estilo de malte, pois há menos contato entre o vapor e o cobre, o que resulta na produção de um espírito oleoso mais pesado e rico.

Em 2004, a Macallan expandiu sua linha de malte único lançando a série Fine Oak, introduzindo uma variedade de barris de carvalho americano e ex-bourbon para maturação, criando um caráter de malte mais leve e doce, atraindo novos bebedores de uísque.

Linhas e Tipos do whisky The Macallan

Linhas e Tipos do whisky The Macallan

Sherry Oak

Estes single malts foram envelhecidos em barris de carvalho temperados. Isso dá ao whisky uma qualidade mais doce que se torna mais rica à medida que envelhece:

  • Sherry Oak, 12 anos
  • Sherry Oak, 18 Anos
  • Sherry Oak, 25 Anos
  • Sherry Oak, 30 Anos
  • Sherry Oak, 40 anos

Double Cask

O uísque de barril duplo envolve envelhecer o destilado em um barril e depois movê-lo para outro para que o destilado adquira características de ambos.

  • Double Cask Gold
  • Double Cask 12 anos

Triplo Cask Macallan

Assim como o barril duplo, só que desta vez o espírito passa o tempo em três barris diferentes para criar um casamento ainda mais complexo de sabores e notas. Deve-se notar que a linha de barris triplos substituiu a série Fine Oak, embora alguns estoques ainda possam estar disponíveis.

  • Triple Cask Amadurecido 12 Anos
  • Triple Cask Amadurecido 15 Anos
  • Triple Cask Amadurecido 18 anos

The Macallan Quest

O conceito por trás da Quest Collection é amadurecer o uísque Macallan em barris exclusivos provenientes de diferentes regiões do mundo.

  • Quest
  • Lumina
  • Terra
  • Enigma

The Macallan lançou uma série de outras gamas de uísque de edição rara e limitada. Decidimos não listá-los, pois eles mudam anualmente.

Uma nova destilaria

Em 2013, A Edrington anunciou que uma destilaria completamente nova de £ 100 milhões e um centro de visitantes seriam construídos no local. A nova destilaria com um design subterrâneo distinto foi inaugurado oficialmente em maio de 2018.

Em um feito inovador de engenharia, o telhado é um quebra-cabeça gigante montado com precisão, coberto de grama e flores silvestres, projetado para camuflar a fábrica na paisagem de Speyside.

A nova destilaria da The Macallan tem um total de 36 alambiques com capacidade para 15 milhões de litros de álcool por ano, uma continuação do método tradicional de produção de whisky usando pequenos alambiques.

Hoje, o whisky escocês The Macallan é a quinta marca de whisky e mais vendida do mundo.

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário